Como cuidar da pele na gravidez? Veja algumas dicas:

Com felicidade da notícia da gravidez, vem também uma série de dúvidas na cabeça das futuras mamães: o que comer, o que vestir e o que usar são as principais delas. Mas a preocupação com a pele é a principal delas. Reunimos algumas dicas de como cuidar da pele na gravidez.

Dermatologistas e ginecologistas declaram que apesar dos cuidados especiais que a pele requer, há também benefícios como o aumento do brilho da pele em todo o corpo: o fluxo sanguíneo aumentado confere mais nutrientes às camadas mais externas da superfície corporal, o que deixa a pele mais viçosa e com aparência melhor. Além disso, alguns hábitos necessários na gravidez podem ser levados para toda a vida, o que só vem a somar.

1. Meu amigo protetor…
Devido aos hormônios e o aumento de fluxo sanguíneo, a pele recebe também mais cargas de melanina, o que pode alterar a cor da pele, causando escurecimento em algumas áreas e ainda, manchas pontuais no rosto, o famoso cloasma, que têm maior incidência em mulheres de pele escura. Por isso é recomendado o uso de protetor solar fator 50 ou mais, com reaplicação duas vezes ao dia.

Apesar de a vitamina D ser uma boa aliada, a exposição ao sol deve ser moderada, para não prejudicar a pele.

2. Hidratar para esticar!
Beba água com certa regularidade, mas também invista em cremes e óleos que possam conferir elasticidade e hidratação à pele. Com o ganho de peso, quase inevitável na gravidez, a pele precisa de uma boa hidratação para conseguir se adaptar ao crescimento das mamas e da barriga. Uma pele ressecada é acometida de estrias, que são irreversíveis depois de brancas. Além disso, uma boa hidratação minimiza o efeito de escurecimento da línea nigra, axilas, períneo e auréolas. No último caso, evite passar cremes e óleos nessa região, eles afinam a pele e com isto, é possível de o mamilo rachar na lactação. Produtos à base de óleo de amêndoas e uvas são uma ótima opção para hidratar o corpo, principalmente mamas e flanco.
3. Pele limpa e cheirosinha
A produção de hormônios também estimula o trabalho das glândulas sebáceas, com isso, a pele fica oleosa e consequentemente, surgem as espinhas. Aliado a isto, tem-se o uso do protetor solar, que também tem textura oleosa. Dermatologistas alertam que alguns medicamentos para evitar acne podem ser perigosos, por isso, não use medicamentos sem consulta prévia com o médico. Lave o rosto com sabão neutro, e evite o acúmulo de poeira na pele.

4. Movimento!
A prática de exercícios é a principal aliada no combate às temidas celulites. Pratique exercícios leves e de baixo impacto, como hidroginástica e caminhada, além de que a última ajuda no encaixe do bebê.

5. Leia rótulos
Com as alterações hormonais e os cuidados redobrados, não é necessário um arsenal de produtos para cuidar da pele, mas cada produto deve ser escolhido a dedo para evitar maiores dores de cabeça. Hidratantes a base de uréia estão proibidos, bem como os que contém ácidos e vitamina E. A principal aliada da hidratação é a vitamina A, presente em pomadas e cremes específicos.

Agora que você já sabe várias dicas de como cuidar da pele na gravidez, vá com frequência ao dermatologista e não tome ou use medicamentos sem prescrição, mesmo que tenham funcionado para uma amiga, podem não ter o mesmo efeito na sua pele.

 

A Posé Beleza oferece produtos para você se cuidar ainda mais. Acesse nossa página de produtos.

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *